Engenharia de Alimentos (detalhes)

1. Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais cidadãos habilitados em Engenharia de Alimentos com capacidade de desempenhar as atividades de engenharia aplicadas à industrialização de alimentos e bebidas, atuando com visão e ação ética, humanística, empreendedora e comprometida com o desenvolvimento tecnológico da região e do país, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

2. Objetivo específico do Curso

  • Formar engenheiros capazes de exercer as atividades de produção e controle de qualidade de alimentos e bebidas a partir de conhecimentos científicos e tecnológicos sólidos;
  • Estimular o desenvolvimento das habilidades e competências para a solução de problemas e desenvolvimento de novos processos e produtos;
  • Promover o espírito empreendedor no estudante de engenharia buscando o desenvolvimento do setor de alimentos da região;
  • Promover a integração entre o ensino, a extensão e a pesquisa através da iniciação científica, como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
  • Estimular a formação continuada de estudantes e egressos com diferentes formações; 
  • Desenvolver competências interpessoais a fim de formar profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais.

3. Perfil do Egresso

Profissional com formação generalista, científico-tecnológica e humanística, capaz de atuar de forma crítica e reflexiva como Engenheiro no processamento de alimentos em todos os seus níveis, desde a caracterização e controle da matéria-prima até o controle de qualidade e comercialização do produto final. Com habilidades para o desenvolvimento e otimização de produtos e processos, projetos de equipamentos e projetos industriais, empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da ética e do comprometimento com a qualidade de vida.

4. Competências

  1. desenvolver e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, nas atividades da engenharia de alimentos, sendo empreendedor e proativo;
  2. identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços;
  3. planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia primando pela segurança dos trabalhadores;
  4. comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  5. participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão humanística, crítica, interdisciplinar e sistêmica;
  6. gerenciar sistemas de garantia da qualidade de produtos e serviços;
  7. buscar a formação profissional continuada, considerando novos conhecimentos e tecnologias assim como novas instrumentações;
  8. pautar suas ações pela ética e responsabilidade profissional e social;
  9. avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  10. avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

5. Fundamentação didático pedagógica

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia de Alimentos seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

O Curso de Engenharia de Alimentos propõe o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do princípio metodológico que tem por base os quatro pilares do conhecimento, propostos em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser. 

6. Organização curricular

Na organização curricular, bem como, na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil esperado do egresso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais como o empreendedorismo e a competitividade e a necessidade de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.

6.1 Estrutura Curricular

Grade 2020 de Engenharia de Alimentos (Grade 2, Atual)

7. Projeto Pedagógico do Curso - PPC

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos

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Eventos de Maio

01 - Feriado - Dia do Trabalho

01 a 31 - Maio Amarelo: Conscientização sobre o trânsito

02 a 29 - Atividades alusivas aos DH (DhESCA Brasil – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais)

03 - Reunião Descentralizada da ISAEC - São Leopoldo/RS

03 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de sextas-feiras

04 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de sábados

06 a 10 - Reuniões dos Colegiados de Cursos, NDEs e CPA

07 - (13h35min) Reunião do Conselho Administrativo Ampliado

07 - (19h15min) Reunião do Conselho de Ensino – CFJL FAHOR

08 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de quartas-feiras

09 - Educação em Direitos Humanos - Cidadania e responsabilidade social

11 a 15 - 95º Seminário de Diretores da Rede Sinodal (Portugal)

12 - Dia das Mães

15 - Lançamento da programação da SIEF 2024

15 - Reunião dos Líderes de Turmas

17 - Reunião do Conselho Deliberativo do HAE

20 - Bate-papo internacional

20 a 22 - IX - Seminário do FORTI - São Leopoldo/RS

21 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

23 - Avaliação Interdisciplinar – 1º semestre 2024

24 - Divulgação do resultado final da submissão de trabalhos e agenda de apresentações na SIEF 2024

26 - Reunião dos líderes de empresas incubadas e pré-incubadas HAE

28 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

28 - (21h) Café da Nona

29 - Dia do Desafio 2024

30 - Feriado – Corpus Christi

31 - Recesso letivo (folga a compensar para colaboradores)

Todos os eventos do ano