Engenharia Ambiental e Sanitária (detalhes)

1. Objetivo Geral do Curso

Formar profissionais com visão ética e humanística, que domine os conteúdos científicos da área e que buscam a solução de problemas de planejamento, execução e gerenciamento de projetos, utilizando conhecimentos de forma a preservar a natureza, bem como seus recursos, com a finalidade de atuar em atividades de avaliação, planejamento, prevenção, minimização e mitigação das ações antrópicas que interfiram no ambiente, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

2. Objetivo específico do Curso

  1. Formar profissionais com visão global, crítica, humanística e aptos a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  2. Estimular a adoção dos princípios da sustentabilidade em todas as propostas e ações;
  3. Identificar os processos de degradação ambiental para elaboração de propostas de recuperação do ambiente, respeitando a condição social, cultural e econômica da comunidade envolvida;
  4. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.
  5. Promover a integração entre o ensino, a extensão e a pesquisa através da iniciação científica, como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
  6. Estimular a formação continuada de estudantes e egressos com diferentes formações;
  7. Desenvolver competências interpessoais a fim de formar profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais.

3. Perfil do Egresso

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Engenharia (CNE/CES 11 de 11 de março de 2002), definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, para aplicação em âmbito nacional na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos Cursos de Graduação em Engenharia das Instituições do Sistema de Ensino Superior.

A resolução define que os cursos de graduação em Engenharia no Brasil tenham como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade (CNE/CES 11/2002).

Com base nestas normas legais a FAHOR estabelece como Perfil Esperado do Egresso do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária pretendido, um profissional:

  1. Com formação generalista, que atua no Planejamento, na Gestão Ambiental e na Engenharia e Tecnologia Ambiental.
  2. Atua nos aspectos do relacionamento Homem-Meio Ambiente e seus efeitos na cultura, no desenvolvimento sócio-econômico e na qualidade de vida.
  3. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos;
  4. Efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
  5. Empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da ética e do comprometimento com a qualidade de vida.
  6. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos.

4. Competências

As competências e habilidades, estão alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Engenharia (CNE/CES 11/2002), conforme segue:

  1. desenvolver e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, nas atividades da Engenharia Ambiental e Sanitária, sendo empreendedor e proativo;
  2. identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços;
  3. planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia primando pela segurança dos trabalhadores;
  4. comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  5. participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão humanística, crítica, interdisciplinar e sistêmica;
  6. gerenciar sistemas de garantia da qualidade de produtos e serviços;
  7. buscar a formação profissional continuada, considerando novos conhecimentos e tecnologias assim como novas instrumentações.
  8. pautar suas ações pela ética e responsabilidade profissional e social.
  9. avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  10. avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

5. Fundamentação didático pedagógica

O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária propõe o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do princípio metodológico que tem por base os quatro pilares do conhecimento, propostos em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.

6. Organização curricular

Na organização curricular, bem como, na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil esperado do egresso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais como o empreendedorismo e a competitividade e a necessidade de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.

6.1 Estrutura Curricular 

Grade 2020 de Engenharia Ambiental e Sanitária (Grade 2, Atual)

7. Projeto Pedagógico do Curso - PPC

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Ambiental e Sanitária

9 estudantes do CFJL e da FAHOR farão intercâmbio na Alemanha em 2024

    A FAHOR está constantemente em busca de oportunidades para enriquecer a experiência …

Read more

Últimas Notícias

Campanha Maio Amarelo incentiva mudanças de comportamen…

03/05/2024 Hits:101 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Em uma sociedade em que a segurança no trânsito e a diminuição de acidentes são temas cada vez mais relevantes... Leia mais

Acadêmicos da FAHOR participam ativamente da Semana de …

06/05/2024 Hits:58 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Durante os dias 22 a 26 de abril, a FAHOR participou da Semana de Internacionalização da Red Cidir, uma atividade... Leia mais

FAHOR é sede de evento nacional que debate a indústria …

02/05/2024 Hits:298 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Nos dias 29 de abril a 1 de maio, a A FAHOR sediou Summit Eleições edição Noroeste/RS, um evento de... Leia mais

FAHOR, SETREM e SICREDI Noroeste firmam parceria para o…

02/05/2024 Hits:109 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Em parceria com a Setrem e o Sicredi Noroeste, a FAHOR amplia a oferta de pós-graduação com mais uma turma... Leia mais

Qualidoc promove palestra com tema “Regulação Emocional…

26/04/2024 Hits:565 Notícias Raquel Pedroso Souza

  No último sábado, 20 de abril, os docentes da FAHOR tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades no... Leia mais

Centro de Treinamento John Deere/FAHOR sedia treinament…

23/04/2024 Hits:193 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Durante o mês de abril, o Centro de Treinamento John Deere/ FAHOR recebeu colaboradores de diversas concessionárias da John Deere... Leia mais

Tema Transversal promove reflexão sobre a Valorização C…

23/04/2024 Hits:427 Notícias Raquel Pedroso Souza

    O Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAHOR dedicou o Tema Transversal do mês de abril à valorização dos aspectos históricos... Leia mais

Acadêmicos da FAHOR desenvolvem propostas de inovação e…

23/04/2024 Hits:263 Notícias Raquel Pedroso Souza

Durante o semestre, os acadêmicos da disciplina de Inovação e Empreendedorismo, orientados pelo professor Jonas Silva, trabalharam no desenvolvimento de... Leia mais

Atividade de Integração é promovida para os acadêmicos …

22/04/2024 Hits:263 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Na última sexta-feira, dia 12 de abril, os estudantes de Introdução à Engenharia participaram de uma atividade de integração. Foi... Leia mais

FAHOR fortalece parceria com UFFS em visita ao Campus d…

16/04/2024 Hits:315 Notícias Raquel Pedroso Souza

  A UFFS é parceira da FAHOR em algumas frentes de pesquisa e de internacionalização, dentre outras na realização do SIEF... Leia mais

FAHOR participa do lançamento do Celeiro AgFfood Hub do…

16/04/2024 Hits:289 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Na manhã de quinta-feira, 11 de abril, a FAHOR esteve presente no lançamento do Celeiro AgFood Hub, iniciativa do Tecnopuc... Leia mais

FAHOR apresenta diagnóstico para o Plano de Inovação em…

12/04/2024 Hits:371 Notícias Raquel Pedroso Souza

  A FAHOR em parceria com a Administração Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Boa Vista do Buricá e... Leia mais

FAHOR apresenta diagnóstico econômico em Boa Vista do B…

11/04/2024 Hits:364 Notícias Raquel Pedroso Souza

A FAHOR vai apresentar o diagnóstico econômico de Boa Vista do Buricá na 2ª edição do Prêmio Buricá Empreendedor, que... Leia mais

Mais uma edição do curso de Declaração de Imposto de Re…

16/04/2024 Hits:314 Notícias Raquel Pedroso Souza

  Nos dias 16, 23 de março e 6 de abril de 2024, a FAHOR realizou o curso de qualificação profissional... Leia mais

FAHOR oferece oportunidade de ingresso na graduação até…

09/04/2024 Hits:511 Notícias Raquel Pedroso Souza

    Para muitas pessoas, o início do ano marca o momento de novos começos e oportunidades, e para alguns, isso inclui... Leia mais

Eventos de Maio

01 - Feriado - Dia do Trabalho

01 a 31 - Maio Amarelo: Conscientização sobre o trânsito

02 a 29 - Atividades alusivas aos DH (DhESCA Brasil – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais)

03 - Reunião Descentralizada da ISAEC - São Leopoldo/RS

03 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de sextas-feiras

04 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de sábados

06 a 10 - Reuniões dos Colegiados de Cursos, NDEs e CPA

07 - (13h35min) Reunião do Conselho Administrativo Ampliado

07 - (19h15min) Reunião do Conselho de Ensino – CFJL FAHOR

08 - Início das disciplinas de 2 créditos das 10 últimas semanas de quartas-feiras

09 - Educação em Direitos Humanos - Cidadania e responsabilidade social

11 a 15 - 95º Seminário de Diretores da Rede Sinodal (Portugal)

12 - Dia das Mães

15 - Lançamento da programação da SIEF 2024

15 - Reunião dos Líderes de Turmas

17 - Reunião do Conselho Deliberativo do HAE

20 - Bate-papo internacional

20 a 22 - IX - Seminário do FORTI - São Leopoldo/RS

21 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

23 - Avaliação Interdisciplinar – 1º semestre 2024

24 - Divulgação do resultado final da submissão de trabalhos e agenda de apresentações na SIEF 2024

26 - Reunião dos líderes de empresas incubadas e pré-incubadas HAE

28 - (13h35min) Reunião do Colegiado Administrativo

28 - (21h) Café da Nona

29 - Dia do Desafio 2024

30 - Feriado – Corpus Christi

31 - Recesso letivo (folga a compensar para colaboradores)

Todos os eventos do ano